Visite nosso portal
 
Home | Tour pela Empresa | Contato     
 
Vendas Diretas  
 

Conheça um pouco mais sobre a Toyota Mallon Motors

Em 1949, dois irmãos iniciaram um pequeno negócio, A. Mallon & Cia. Ltda. localizada em Canoinhas, SC, com seis funcionários, os quais trabalhavam com torno, ferraria, solda elétrica e fundição de bronze para uma serraria.

No ano de 1952 tornaram-se representantes da VEMAG, vendendo caminhões, máquinas agrícolas e automóveis. Em 1954 passa também a representar a empresa Shell Brasil S/A, tendo como ramo de negócio o comércio de combustíveis líquidos e lubrificantes, sua filial, os funcionários passaram de seis para vinte.

No governo de Juscelino K. de Oliveira (1955/56) houve a proibição das importações; então, a indústria nacional tornou-se prioridade. Assim, em 1957, passaram a representar a Mercedes-Benz do Brasil S/A.

Em 16 de novembro de 1960, um dos sócios compra a parte de seu irmão e a firma torna-se individual, passando a chamar-se Aristides Mallon.

Segundo a frase de Victor Hugo “nada é mais poderoso que uma idéia que surge no momento certo”. No caso da Toyota, pode-se dizer que a vinda para o Brasil se revestiu desse poder. A Toyota do Brasil Indústria e Comércio S/A começou com um galpão no Ipiranga em São Paulo no dia 23 de janeiro de 1958, sendo a primeira indústria.

Em 1962, passa a revender a marca Toyota do Brasil S/A Indústria e Comércio, que tem como ramo de negócio o comércio varejista de veículos, peças e acessórios.

Entretanto, com o declínio das vendas, devido a crise que estava ocorrendo em Canoinhas, em 1964, o direito de revender Toyota foi cancelado. Com o fim da crise e um aquecimento do mercado, em 1973, o proprietário volta a revender Toyota, permanecendo até os dias atuais.

Em 01 de março de 1988, alterou-se a Razão Social da Aristides Mallon (firma individual), passando a empresa a denominar-se Aristides Mallon e Cia Ltda, localizada na Rua Vidal Ramos, 1036 no centro de Canoinhas.

Já em abril de 1998 a empresa muda sua localização, para as novas instalações na rodovia BR 280, Km 220,8 no bairro Industrial nº 2.

Devido as exigências da empresa Toyota do Brasil S/A as antigas instalações da empresa Aristides Mallon foram reformadas e em 23 de outubro de 2000 abre-se a concessionária plena Toyota, Comércio de Veículos Aristides Mallon Ltda, que passou a representar a marca Toyota em Canoinhas e região, permanecendo até os dias atuais.

Sobre a Toyota no Brasil

Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas em maio do ano seguinte.

Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.

Uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa, a unidade de São Bernardo permitiu, durante quase quatro décadas de produção, o controle completo de todos os processos, garantindo a qualidade final do produto.

Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla, carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde 1966.

Em agosto de 2001, a Toyota inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Toyota Bandeirante. A unidade de São Bernardo passa a produzir peças para a picape Hilux, fabricada na planta de Zárate, na Argentina, e para o Corolla.

Após investimentos de US$ 300 milhões, a Toyota dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla, veículo que conquista a liderança absoluta de vendas no segmento de sedãs médios.

Em janeiro de 2003, a Toyota passa a contar com nova estrutura na América do Sul, com a denominação de Toyota Mercosul. A nova organização integra o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolida as duas plantas produtivas como pólos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.

Em maio de 2004, a Toyota lança o Corolla Fielder, também fabricado em Indaiatuba, que assume rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de station wagons.

Um ano depois, em maio de 2005, a Toyota lança no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, que materializa o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle). Uma revolução total no mercado, a Nova Hilux rapidamente alcança a liderança no segmento de picapes médias. Em setembro, a Hilux SW4 é lançada e também conquista o primeiro lugar em vendas de sua categoria.

Outro passo importante para o crescimento da empresa é a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. Em uma área total de 58 mil m², o Centro de Distribuição se tornou o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux, por via rodoviária. Além de distribuir a Hilux para todo território nacional, o Centro executa as operações de recebimento, checagem e ajuste de montagem.

Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota aumenta sua rede de concessionárias. Até dezembro de 2004, a marca contava com 90 concessionárias. Em 2008, com cobertura geográfica superando 90%, possui 122 espalhadas pelo País.

Em janeiro de 2008, a Toyota completa 50 anos de história no Brasil, contando com mais de 3200 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Esse marco demonstra o compromisso com o país, pois a Toyota assume que está “Ampliando Horizontes” nos horizontes do Brasil.

 
   
 
 
 
 
 
 
Toyota Mallon Motors | Grupo Mallon - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem aviso prévio
Gotcha Publicidade Design by 3WF